terça-feira, 28 de abril de 2015

Eu escolhi Jornalismo!

Comecei minha vida universitária em fevereiro do ano passado (2014), no Isca Faculdades, em Limeira. O curso escolhido foi Jornalismo. E não pensem que escolhi da noite para o dia não, esse amor pela profissão já me acompanha a muito tempo. Meu pai escolheu meu nome – Ananda – por causa da repórter Ananda Apple, que apresentava o Bom Dia São Paulo da TV Globo. Acho que a inspiração deu certo. 

Confesso que quando fui me matricular bateu aquela dúvida se realmente eu me daria bem na área, se teria um futuro promissor e se eu estaria pronta para os novos desafios. É difícil escolher a profissão que você vai seguir o resto da sua vida. Mais não teve jeito mesmo, por mais que eu buscasse outras opções o Jornalismo sempre se sobressaía entre os outros. Sempre fui da parte de humanas – embora eu tenha feito curso técnico de química. E se eu não fizesse Jornalismo certamente faria Direito.

Quando comecei a faculdade eu me achava muito imatura ainda, apesar dos meus 19 anos. O primeiro dia de aula foi bem legal, eu estava ansiosa e tímida, não conhecia ninguém da minha sala. O pessoal dos outros semestres fizeram uma dinâmica interessante com nós, os novatos (ou bichos). Tivemos que nos apresentar para todos e a partir dessa apresentação eles, os veteranos, nos apelidavam como queriam. Minha apresentação foi simples: “MEU NOME É ANANDA, TENHO 19 ANOS, SOU DE LIMEIRA, CORINTHIANA ROXA E PRETENDO IR PARA A ÁREA ESPORTIVA DO JORNALISMO.” Isso foi o suficiente para me apelidarem de Renata Fan do Isca. Adorei é lógico.


 E logo no primeiro dia, me identifiquei com a Debby, Luana, Giovanna e Christoffer. A Debby é uma jornalista que trabalha há 15 anos na área, estudiosa e sempre disposta a ajudar com conselhos de quem entende do assunto – jornalismo. Uma mãezona. A Luana mora em Piracicaba, é a única que escolheu PP (publicidade e propaganda), encantadora, simpática e doidinha – mais parou a faculdade no segundo semestre. A Giovanna é toda delicada, amiga, uma fofa, temos muitas coisas em comum e ao mesmo tempo somos muito diferentes. O Christoffer muito simpático, engraçado e cheio de histórias para contar – parou no primeiro semestre. Gostei muito do pessoal da minha sala, que a princípio era Jornalismo e Publicidade e Propaganda juntos. As matérias eram bem interessantes e os professores comprometidos.



O primeiro semestre passou voando e quando eu vi já estávamos no segundo. Uma das melhores partes vem agora. No meio do ano passado, prestes a começar o segundo semestre, quando ainda estava de férias, minha amiga (a Gi) me marcou em uma publicação no facebook para uma vaga de estágio na TV Mix Regional. Na mesma hora mandei meu currículo. No outro dia me ligaram da TV para fazer uma entrevista. Na segunda fiz a entrevista, na terça me ligaram dizendo que eu estava contratada e já comecei na quarta. Fiquei muito feliz. Nunca vou me esquecer desse estágio, foi muito importante e eu aprendi demais, conheci pessoas especiais. Minha principal função era pautar o jornal. Depois passei a fazer matérias também, cobri coletivas, entrevistar e apresentar/gravar a Agenda Cultural e Cinema, que ia ao ar as sextas e sábados. 



Hoje, já estou no terceiro semestre. Muita coisa mudou. Eu mudei. Aprendi muita coisa, minha criticidade aumentou, sou mais exigente comigo mesma e quero saber cada vez mais. Tenho certeza que eu nasci para isso, para fazer jornalismo, seja esportivo, político, entretenimento e outros, topo qualquer desafio. 

 A TV a qual eu fazia estágio passou por umas mudanças e eu tive que sair de lá. Fiquei muito triste, eu adorava o que eu fazia. Mais coisas novas estão para acontecer na minha vida profissional – quem sabe em um outro post eu conte para vocês.

 Esse blog é fruto de uma das disciplinas que tenho na faculdade, mais especificamente - MULTIMÍDIA. Através dela é que estou conhecendo esse mundo dos blogs e confesso que estou adorando. Aqui posso falar o que quero, como eu quero e para quem eu quero, com responsabilidade e verdade, principais conceitos do Jornalismo.


Um comentário:

  1. Adorei esse texto!!!! que o sucesso permaneça em sua vida! Maravilhoso e inspirador o seu texto. E com certeza, muitas oportunidades virão!!!! Beijosssss :0

    ResponderExcluir