terça-feira, 21 de abril de 2015

Um blog de sucesso


Um blog de sucesso


Com a expansão da internet pelo mundo e a facilidade de comunicação que ela proporciona, cresceu o interesse das pessoas em possuir seu próprio espaço na web, seja para passar alguma informação, divulgar algo, comentar ou discutir algum assunto, e também deixar claro sua opinião.

A partir nesse interesse é que surgiram os blogs, que é uma ferramenta de comunicação popular na internet, onde qualquer pessoa pode criar sua página e postar o conteúdo que quiser.A princípio os blogs eram criados e usados como “diários virtuais”, onde as pessoas, expunham suas ideias, narravam o que acontecia em sua vidas. Com o passar do tempo os blogs se tornam um espaço de disseminação de ideias e informações cada vez mais consistentes. Os jornalistas viram no blog, a oportunidade de escrever, falar, e discutir de maneira informal, o que não acontece nos meios de comunicação convencionais, onde o jornalista tem que ser neutro e imparcial, contando os fatos como realmente aconteceram sem expor sua opinião e muitas vezes sem a interação com o público. Atualmente esses meios convencionais, estão abrindo espaço para os blogs e para o leitor dar sua opinião da notícia passada.

Essa interação com o leitor oferecida pelo blog é o que faz dar certo a comunicação por esse meio, é também uma das características principais. Essa troca de ideias, pode gerar discussões saudáveis ou desentendimentos e o blogueiro precisa saber lidar com isso, estar aberto a receber críticas e elogios.Além disso, para ter um blog de sucesso é importante que os blogueiros não percam a essência do jornalismo na apuração dos fatos, embora sua opinião possa ser colocada de forma explícita, o conteúdo precisa ser apurado, baseado na veracidade do assunto, para não perder credibilidade, assim como no jornalismo impresso, TV, rádio.

Muitos jornais ainda resistem em usar textos de blogs – embora muitos já usem, como é o caso do Estadão, O Globo e outros – com medo de que os blogs alterem o texto tradicional do jornalismo. O blogueiro Ricardo Noblat dono do Blog do Noblat, é veiculado hoje com O Globo, traz informações e idéias sobre política, algumas vezes trazendo assuntos de outras áreas. Embora exista essa resistência dos jornais tradicionais, com o tempo cada vez mais veremos textos com conteúdos mais pessoais, mais autorais, como é o caso dos blogs.

Para ter um blog de sucesso vale seguir algumas dicas, como a escrita. O blog, é uma  ferramenta mais descontraída, o blogueiro tem que escrever do seu jeito, com a suas marcas e impressões, o texto jornalístico tradicional não deixa essas marcas transparecer e regras devem ser seguidas. A linguagem deve ser entendida por todos que leem. Além disso, como já dito, as informações e ideias devem ser tratadas com cuidado para que não gerem problemas judiciais com o conteúdo independente, pois no blog, somente o blogueiro poderá responder por seus erros. É importante também estabelecer sobre o que o blog irá falar especificamente, selecionando assim através do interesse do público quem irá acessar as postagens.  Outra característica dos blogs é a frequência de atualização. É importante que os blogs estejam sempre atualizados para que o leitor crie o hábito de acompanhar as postagens.

Atualmente existem mais de milhões de blogs espalhados pela internet, muitos concorrem com conteúdos dos jornais, TV e rádios. Esse espaço vem crescendo cada vez mais, por isso o empenho e dedicação têm que ser grande para se ter um blog com muitos acessos, mostrando seu diferencial em relação aos outros.

Um comentário:

  1. O que escrever, como escrever e de que forma deve ser a principal preocupação do blogueiro(a), pois de certa forma isso irá trazer audiência ou não para o seu blog. E mais que isso é preciso ter propriedade sobre o que se escreve e ter um tempo relativo para responder o que foi comentado em relação ao post, caso contrário se não houver interação, não se pode chamar de blog.

    ResponderExcluir