Um blog de sucesso
Com a
expansão da internet pelo mundo e a facilidade de comunicação que ela
proporciona, cresceu o interesse das pessoas em possuir seu próprio espaço na
web, seja para passar alguma informação, divulgar algo, comentar ou discutir
algum assunto, e também deixar claro sua opinião.
A partir
nesse interesse é que surgiram os blogs, que é uma ferramenta de comunicação
popular na internet, onde qualquer pessoa pode criar sua página e postar o
conteúdo que quiser.A princípio os blogs eram criados e usados como “diários
virtuais”, onde as pessoas, expunham suas ideias, narravam o que acontecia em
sua vidas. Com o passar do tempo os blogs se tornam um espaço de disseminação
de ideias e informações cada vez mais consistentes. Os jornalistas viram no
blog, a oportunidade de escrever, falar, e discutir de maneira informal, o que
não acontece nos meios de comunicação convencionais, onde o jornalista tem que
ser neutro e imparcial, contando os fatos como realmente aconteceram sem expor
sua opinião e muitas vezes sem a interação com o público. Atualmente esses
meios convencionais, estão abrindo espaço para os blogs e para o leitor dar sua
opinião da notícia passada.
Essa
interação com o leitor oferecida pelo blog é o que faz dar certo a comunicação
por esse meio, é também uma das características principais. Essa troca de ideias,
pode gerar discussões saudáveis ou desentendimentos e o blogueiro precisa saber
lidar com isso, estar aberto a receber críticas e elogios.Além disso, para ter
um blog de sucesso é importante que os blogueiros não percam a essência do
jornalismo na apuração dos fatos, embora sua opinião possa ser colocada de
forma explícita, o conteúdo precisa ser apurado, baseado na veracidade do
assunto, para não perder credibilidade, assim como no jornalismo impresso, TV,
rádio.
Muitos
jornais ainda resistem em usar textos de blogs – embora muitos já usem, como é
o caso do Estadão, O Globo e outros – com medo de que os blogs alterem o texto tradicional do
jornalismo. O blogueiro Ricardo Noblat dono do Blog do Noblat, é veiculado hoje com O Globo, traz
informações e idéias sobre política, algumas vezes trazendo assuntos de outras áreas.
Embora exista essa resistência dos jornais tradicionais, com o tempo cada vez
mais veremos textos com conteúdos mais pessoais, mais autorais, como é o caso
dos blogs.
Para ter
um blog de sucesso vale seguir algumas dicas, como a escrita. O blog, é
uma ferramenta mais descontraída, o
blogueiro tem que escrever do seu jeito, com a suas marcas e impressões, o
texto jornalístico tradicional não deixa essas marcas transparecer e regras
devem ser seguidas. A linguagem deve ser entendida por todos que leem. Além
disso, como já dito, as informações e ideias devem ser tratadas com cuidado
para que não gerem problemas judiciais com o conteúdo independente, pois no
blog, somente o blogueiro poderá responder por seus erros. É importante também
estabelecer sobre o que o blog irá falar especificamente, selecionando assim através
do interesse do público quem irá acessar as postagens. Outra característica dos blogs é a frequência de
atualização. É importante que os blogs estejam sempre atualizados para que o
leitor crie o hábito de acompanhar as postagens.
Atualmente
existem mais de milhões de blogs espalhados pela internet, muitos concorrem com
conteúdos dos jornais, TV e rádios. Esse espaço vem crescendo cada vez mais,
por isso o empenho e dedicação têm que ser grande para se ter um blog com
muitos acessos, mostrando seu diferencial em relação aos outros.
O que escrever, como escrever e de que forma deve ser a principal preocupação do blogueiro(a), pois de certa forma isso irá trazer audiência ou não para o seu blog. E mais que isso é preciso ter propriedade sobre o que se escreve e ter um tempo relativo para responder o que foi comentado em relação ao post, caso contrário se não houver interação, não se pode chamar de blog.
ResponderExcluir