terça-feira, 12 de maio de 2015

Jornalismo: A essência é a mesma só evoluíram os formatos


Com a ascensão do Jornalismo digital, muitas coisas estão mudando e outras sendo criadas, é o caso do novo conceito de jornalismo explicativo.  O jornalismo online tem ganhado cada vez mais espaço e o jornalismo tradicional vem perdendo todo o espaço que antes ele possuía. E para que os meios de comunicação e jornalistas não fiquem para trás é preciso acompanhar e se adequar a essas mudanças.Tendo sido, inicialmente, apenas uma versão dos jornais impressos veiculada na internet, o webjornalismo acabou por seguir sua própria trajetória.

Nos Estados Unidos o jornalismo explicativo citado a cima tem ganhado espaço e chamado a atenção por suas novas técnicas para agradar e conquistar o leitor.
A mídia que poderia sofrer uma crise, caso não se adaptasse com as novas tecnologias, começa a achar saídas para sobreviver e destacar-se. Graças ao nascimento de novas publicações e a apresentação de seções interessantes e importantes, a indústria está presenciando o renascimento de um gênero, o jornalismo explicativo, capaz de excitar profissionais e público.

O jornalismo explicativo tem a finalidade de decifrar as informações mais complexas de hoje, mas o seu sucesso depende a notícia exclusiva, incluindo o jornalismo de dados, melhor narrativa on-line, design, gráficos, animações.

A riqueza de informações em mídia digital em todo o mundo tornou cada vez mais difícil diferenciar as publicações tradicionais qualitativamente dos outros. Neste novo contexto, juntamente com a experiência de editores e jornalistas nas últimas décadas levou ao nascimento de novos meios de comunicação e projetos digitais totalmente nativas, ligado a partir da raiz para a web, e cuja ambição é explicar a informação audiência. Seus fabricantes alegam que os leitores querem encontrar e compartilhar informações, mas também quer entender.

A chegada deste novo jornalismo coincide com o desenvolvimento de eventos extremamente complexos, que têm desafiado a capacidade dos meios de comunicação tradicionais para servir os seus leitores explicando a verdadeira extensão da notícia.

O novo gênero tem apostado em uma abordagem voltada mais a responder “o que e porque” das notícias do que apenas “quem, o quê, quando e onde”. Os que aderiram a essa nova tendência são os sites “Vox.com” e “FiveThirtyEight” e o “Upshot” do New York Times. A função de produtos como esses é trazer este assunto à tona, questionando o tipo de jornalismo produzido atualmente.

A Internet e a abundância de dados digitais criaram novas oportunidades para os jornalistas. Jornalismo de dados, costuma ser uma ferramenta para os repórteres que pode investigar por meses analisando as estatísticas. O mundo está produzindo tantos dados, e os computadores podem analisar tão rápido, que este tipo de jornalismo deve tornar-se uma das principais áreas da informação atual.

Atualmente os leitores estão mais exigentes e esperam entender completamente o conteúdo/matéria/notícia no momento em que elas acontecem, da forma mais rápida possível. Eles não querem mais saber a opinião do jornal, apenas querem saber todos os fatos da forma mais clara possível.A destruição do ciclo tradicional de notícias também é a principal causa do abismo que se abriu entre  imprensa local e a imprensa nacional/global. O era digital superestimam as notícias nacionais e subestimam as locais.

Não podemos nos esquecer que a essência e princípios do jornalismo continuam os mesmos, checagem dos fatos e credibilidade com o leitor, mudaram apenas as formas de fazer jornalismo, os meios de publicação e interação com o leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário